• Rua Osvaldo Bertuso, nº126 - CEP: 14.177-082 - Sertãozinho, SP
  • secretaria@fundam.org.br
  • (16) 3947-9904

Com o intuito de regularizar o funcionamento de uma Uned – Unidade Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, em funcionamento no Município de Sertãozinho desde 1995 e buscar recursos para construção de um prédio definitivo para abrigar a unidade, a FUNDAM – Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana, foi instituída em 2002 pela Agropecuária Iracema (Grupo Balbo), com a participação da Sociedade Civil de Sertãozinho e apoio da Prefeitura Municipal, Centro das Indústrias de Sertãozinho, Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho e Sindicatos de Trabalhadores, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET/SP.

Por orientação do Ministério da Educação – MEC, foi elaborado projeto para construção de uma escola através do Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante – PROEP (programa do MEC, com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento). Desta forma, o prédio seria construído com recursos do PROEP e FUNDAM e ofereceria cursos técnicos profissionalizantes com 50 de vagas gratuitas aos alunos.

Sensibilizada com a necessidade de regularização da Escola Técnica de Sertãozinho e entendendo a necessidade da criação de uma fundação, a família Balbo instituiu a Fundam, com a participação da sociedade civil organizada no Conselho Deliberativo (Conselho Superior) por meio de representantes da prefeitura, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, da Associação Comercial e Industrial, do Ceise – Centro da Indústrias, e da Assembleia Geral que é composta por representantes da população.

Para a Fundam o grupo Balbo destinou uma área de 48 mil m², localizada na Fazenda Belo Horizonte do Tambury, local onde hoje é a sede do Cefet.

A Fundação, portanto, oficialmente nasceu em 2002, quando seu registro foi aprovado em junho de agosto.

Convênio – A celebração de um convênio tripartite entre a Prefeitura, CEFT/SP e FUNDAM, viabiliza o funcionamento da unidade educacional no Município de Sertãozinho. A FUNDAM administra os recursos destinados pela Prefeitura para manutenção e funcionamento da UNED do CEFET/SP (hoje denominado IFSP – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo) e também realiza cursos de capacitação profissional.

Atualmente, a sede da fundam está instalada rua Osvaldo Bertuso, 126, no Conjunto Habitacional Antonio Nadaleto Mazzer.